quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROJETO: LEITURA E ESCRITA A PARTIR DOS CONTOS MARAVILHOSOS

TEMA: HISTÓRIAS DE HOJE E DE SEMPRE

JUSTIFICATIVA:


Sabemos que uma das funções primordiais da escola é propiciar o conhecimento e domínio da linguagem para que esta possa ser utilizada pelo aluno em diversas situações, fora e dentro da escola, e que há inúmeros tipos de textos que circulam na sociedade, cada um com uma finalidade específica. Nesta perspectiva, como está claro nos PCN, uma educação que seja comprometida com a cidadania precisa criar condições para que o aluno aproprie-se das diversas formas de linguagem de modo que possa satisfazer suas necessidades pessoais relacionadas à afetividade, busca de informações e uma constante reflexão sobre o ser , estar e agir no mundo. Partindo deste princípio justifica-se a realização deste projeto, pois tem como finalidade desenvolver a criatividade a partir das histórias tradicionalmente contadas e recontadas ao longo do tempo ao mesmo tempo em que há uma reelaboração dessas histórias. Através das diversas atividades, utilizando a linguagem oral, escrita e artística pretende-se que o aluno desenvolva habilidades essenciais ao seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

OBJETIVOS GERAIS:

- Valorizar a leitura como via de acesso aos mundos criados pela literatura e como fonte para criação e recriação de textos literários.

- Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito este necessário ao convívio social.

-Produzir textos, tanto orais como escritos, coerentes, coesos, adequados a seus destinatários,

- Perceber o envolvimento de outras disciplinas na construção de determinada atividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
-Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação orais.
- Ler por prazer.
-Conhecer, observar, produzir e recriar o conto maravilhoso de acordo com as características do gênero e as condições da situação de produção.
- Levar os alunos a participarem da mostra de Histórias de Hoje e de Sempre, com a produção de um livro a partir dos textos que criaram no período e com a exposição de livros, revistas e vídeos relacionados aos contos maravilhosos.
-Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e frase.
-Observar e empregar os sinais de pontuação na criação dos textos.
-Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio através da expressão oral e escrita.
-Ilustrar a produção das histórias.


CONTEUDOS:

- Leitura
*textos relacionados ao imaginário infantil: o conto maravilhoso, a fábula, o livro de aventuras, etc.

- Produção de textos
*O conto maravilhoso

- A língua em foco
*Oralidade e escrita
*Parágrafo e frase
*Sinais de pontuação
*Discurso direto e indireto
*Respeito às diferenças
*Desenho e pintura

MATERIAL NECESSÁRIO:

*Livros literários
*Folhas de ofício
*Cartolinas
*Lápis de cor
*TV
*CDs
*Câmera fotográfica digital
*computador

DESENVOLVIMENTO:

-Motivar o aluno através de uma conversa informal.

-Familiarizar a turma através da exposição de livros relacionados aos contos maravilhosos.

-Assistir DVDs das histórias dos contos maravilhosos para identificar temas que possam ser discutidos, relacionando-os com a realidade de cada um.

-Pedir que os alunos diferenciem a produção fílmica da produção trazida no livro, observando os pontos diferentes entre a mesma história.

-Pedir que os alunos identifiquem características inerentes aos contos maravilhosos.

-Escrever novas versões para os contos maravilhosos.

-Realização de uma revisão coletiva, escolhendo uma história para ser revisada.Na oportunidade serão observadas a coerência das ideias, construção dos parágrafos, sinais de pontuação, passagens mal formuladas ou incompletas.

-Proposta de uma nova revisão, dessa vez de forma individual, momento em que cada aluno irá observar seu texto para fazer as devidas correções.

-Leitura das histórias produzidas pelos alunos.

-Revisão e edição dos textos pelo professor.

-Comparação, realizada por cada aluno, dos textos que escreveram com a edição final feita pelo professor. Vale ressaltar que a edição final consiste em tão somente corrigir erros ortográficos e apresentação estética do trabalho.

-Ilustração das histórias.

-Apresentação do livro, aos pais e leitura de algumas histórias pelos alunos.

AVALIAÇÃO

Durante todo processo de execução do projeto poderá ser observado o desempenho, interesse e participação dos alunos bem como verificar se os mesmos compreenderam e utilizaram adequadamente os conceitos trabalhados durante as aulas. Ao final os alunos irão também fazer uma auto-avaliação, momento em que demonstrarão suas impressões sobre toda produção realizada.

CULMINÂNCIA DO PROJETO:

Reunião com os pais para apresentação do livro. Na oportunidade algumas histórias poderão ser lidas servindo um lanche, não esquecendo do registro fotográfico.

REFERÊNCIAS:

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997

Cereja, William Roberto. Português: Linguagens, 5ª série. 4. Ed. São Paulo: Atual, 2006


Um comentário: