JUSTIFICATIVA:
OBJETIVOS GERAIS:
- Valorizar a leitura como via de acesso aos mundos criados pela literatura e como fonte para criação e recriação de textos literários.
- Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito este necessário ao convívio social.
-Produzir textos, tanto orais como escritos, coerentes, coesos, adequados a seus destinatários,
- Perceber o envolvimento de outras disciplinas na construção de determinada atividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.
-Debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de expressão, opinião e argumentação orais.
- Ler por prazer.
-Conhecer, observar, produzir e recriar o conto maravilhoso de acordo com as características do gênero e as condições da situação de produção.
- Levar os alunos a participarem da mostra de Histórias de Hoje e de Sempre, com a produção de um livro a partir dos textos que criaram no período e com a exposição de livros, revistas e vídeos relacionados aos contos maravilhosos.
-Identificar um texto e suas unidades menores, como o parágrafo e frase.
-Observar e empregar os sinais de pontuação na criação dos textos.
-Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio através da expressão oral e escrita.
-Ilustrar a produção das histórias.
CONTEUDOS:
- Leitura
*textos relacionados ao imaginário infantil: o conto maravilhoso, a fábula, o livro de aventuras, etc.
- Produção de textos
*O conto maravilhoso
- A língua em foco
*Oralidade e escrita
*Parágrafo e frase
*Sinais de pontuação
*Discurso direto e indireto
*Respeito às diferenças
*Desenho e pintura
MATERIAL NECESSÁRIO:
*Livros literários
*Folhas de ofício
*Cartolinas
*Lápis de cor
*TV
*CDs
*Câmera fotográfica digital
*computador
DESENVOLVIMENTO:
-Motivar o aluno através de uma conversa informal.
-Familiarizar a turma através da exposição de livros relacionados aos contos maravilhosos.
-Assistir DVDs das histórias dos contos maravilhosos para identificar temas que possam ser discutidos, relacionando-os com a realidade de cada um.
-Pedir que os alunos diferenciem a produção fílmica da produção trazida no livro, observando os pontos diferentes entre a mesma história.
-Pedir que os alunos identifiquem características inerentes aos contos maravilhosos.
-Escrever novas versões para os contos maravilhosos.
-Realização de uma revisão coletiva, escolhendo uma história para ser revisada.Na oportunidade serão observadas a coerência das ideias, construção dos parágrafos, sinais de pontuação, passagens mal formuladas ou incompletas.
-Proposta de uma nova revisão, dessa vez de forma individual, momento em que cada aluno irá observar seu texto para fazer as devidas correções.
-Leitura das histórias produzidas pelos alunos.
-Revisão e edição dos textos pelo professor.
-Comparação, realizada por cada aluno, dos textos que escreveram com a edição final feita pelo professor. Vale ressaltar que a edição final consiste em tão somente corrigir erros ortográficos e apresentação estética do trabalho.
-Ilustração das histórias.
-Apresentação do livro, aos pais e leitura de algumas histórias pelos alunos.
AVALIAÇÃO
Durante todo processo de execução do projeto poderá ser observado o desempenho, interesse e participação dos alunos bem como verificar se os mesmos compreenderam e utilizaram adequadamente os conceitos trabalhados durante as aulas. Ao final os alunos irão também fazer uma auto-avaliação, momento em que demonstrarão suas impressões sobre toda produção realizada.
CULMINÂNCIA DO PROJETO:
Reunião com os pais para apresentação do livro. Na oportunidade algumas histórias poderão ser lidas servindo um lanche, não esquecendo do registro fotográfico.
REFERÊNCIAS:
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997
Cereja, William Roberto. Português: Linguagens, 5ª série. 4. Ed. São Paulo: Atual, 2006
Excelente trabalhos que não são valorizados!
ResponderExcluir