Os festejos juninos marcam a tradição de nossa região, sendo dessa forma, muito esperado por todos que sempre criam espectativas quanto a realização da festa.
Trazida pelos portugueses, na época da colonização, estas festas são bem antigas, surgidas desde o período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de sostício de verão. Estas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São joão. O nordeste foi a região que mais cultivou estes festejos, pois coincidiu com a colheita do milho.
Não poderíamos deixar, então, de festejar e participar deste momento tão alegre, cultivando assim, parte de nossa história cultural.
Comandada por um ex-aluno da escola, Sandro, e com o toque da sanfona e do triângulo, por sanfoneiros do bairro onde está localizada a referida escola, foi dado início ao ponto culminante da festa o qual acontece com a marcação da quadrilha. Com muito entusiasmo e dinamismo os passos foram seguidos pelos alunos os quais fizeram uma belíssima e animada apresentação.Vale a pena conferir através das fotos.
Apesar de haver uma diversidade de ritmos, é o forró que caracteriza as festas de São joão. Como forma de valorizar os artistas e o forró da região, foram feitas algumas atividades, usando a música "Forró Canarinho" do cantor e compositor Chico de Oliveira. Estas atividades culminaram com a apresentação de
uma coreografia pelas alunas da 5ª série.
Trabalhando com diversos aspectos referentes à nossa localidade , nas escolas, estamos contribuindo para que nossas tradições sejam conservadas e os alunos percebam que fazemos parte de uma cultura pela qual
somos identificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário