segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PROJETO DIÁLOGOS COM A JUVENTUDE

ESCOLA ESTADUAL RÔMULO GALVÃO

SÉRIE: 5ª a 8ª

TURNOS: matutino e vespertino

DIREÇÃO: Adelaide Carvalho dos Santos

ORGANIZAÇÃO: Vice-Diretora Anita de Jesus Santana

PERÍODO:10/03 à 22/05/2010

PROFESSORES ENVOLVIDOS: Antony Souza, Jucileide Almeida, José Roberto, Maria Oliveira, Telma Vítor

PROJETO INTERDISCIPLINAR

TEMA: DIÁLOGOS COM A JUVENTUDE

OBJETIVOS GERAIS:

*Assegurar a cidadania, resgatando a identidade cultural do aluno, através da transmissão e produção de conhecimentos sistematizados historicamente pela humanidade a partir da renovação e melhoria da práxis pedagógica.

*Estimular a integração da família à escola para que esta passe a ter um conhecimento da aprendizagem de seus filhos, contribuindo na educação e formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios da vida.

*Desenvolver atividades que promovam a interação entre a escola e a comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Durante o desenvolvimento até o final do projeto espera-se que o aluno seja capaz de:

*Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário. (Português)

*Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. (História)

*Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil. (História)

*Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitam uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais. (Geografia)

*Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar. (Ciências)

*Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva. (Educação Física)

*Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções. (Arte)

*Contribuir para aquisição de conhecimentos e habilidades matemáticas, buscando o desenvolvimento intelectual dos alunos, promovendo sua autonomia, trabalhando a leitura e interpretação de textos matemáticos, ensinando-os a expressar-se através da matemática, incentivando estratégias variadas de resolução de problemas e habituando-os à procura dos porquês dos fatos matemáticos. (Matemática)

*Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e do homem. (Ciência e Tecnologia)

*Construir uma imagem positiva de si mesmo, de respeito próprio e reconhecimento de sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida. (cidadania)

*Conhecer e fazer uma análise da vida comunitária como referência afetiva e forma de organização, reconhecendo que a convivência e participação se dão a partir de certos critérios, valores e normas criadas e reconhecidas pela comunidade e pela sociedade. (Identidade e Cultura)

*Compreender a memória como construção conjunta, elaborada como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas, comunitárias e nacionais. (Identidade e Cultura).

*Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida. (Meio Ambiente)

*Criar condições para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita através de textos musicais selecionados de acordo com o grau de maturidade do discente em sua respectiva série.(Inglês)


CONTEUDOS

PORTUGUÊS: O mundo poético do jovem

HISTÓRIA: Participação dos jovens nos acontecimentos históricos

GEOGRAFIA: O jovem no espaço e no tempo

CIÊNCIAS: Lixo: O grande problema do meio ambiente

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: O jovem constrói Arte

INGLÊS: A internacionalidade musical juvenil

EDUCAÇÃO FÍSICA: Jovem saudável

CIDADANIA: Participação dos jovens na comunidade.

IDENTIDADE E CULTURA: O jovem narra sua própria história

MEIO AMBIENTE: Como os jovens podem transformar o meio ambiente

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: O jovem e a utilização dos meios tecnológicos

DESENVOLVIMENTO

Lançamento do projeto

Dia: 10/03/2010


*Apresentação e discussão referente ao tema do projeto a ser trabalhado através de uma conversa informal entre todos os professores e alunos.

*Apresentação dos sub-temas referentes a cada disciplina

*Apresentação de um filme ou documentário referente aos jovens para ser interpretado e discutido entre todos.

*Apresentação de sugestões pelos alunos para serem acrescentadas ao projeto.

*Pedir que os alunos produzam ou pesquisem diversos textos relacionados com o tema para fazer parte de um mural exposto em lugar de fácil visibilidade por todos.


Atividades a serem desenvolvidas durante o período de 11/03 à 21/03/2010:


*Leitura e interpretação de textos relacionados com o tema do projeto e conteudos em seus diferentes gêneros e em todas as disciplinas previamente planejadas.

*Desenvolvimento de estratégias de leitura tendo em vista os seguintes aspectos: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipóteses, relações de causa e conseqüência, de temporalidade e espacialidade, síntese e generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo.

*Aprimoramento da leitura oral, exercitando-a a partir de orientações sobre entonação, pontuação, ênfase, etc.

*Debate sobre os temas propostos pelos textos e desenvolvimento de habilidades de expressão, opinião e argumentação orais.

*Debates sobre o tema do projeto após assistir filmes e a escuta de músicas.

*Produção de textos levando em consideração as características de cada gênero sua funcionalidade e destinatário.

*Materialização dos estudos, referentes ao tema proposto, em produtos culturais como livros de poemas, maquetes, construção e exposição de gráficos, teatros, livros de memória, produção de cartazes, etc.

*Pesquisa, seleção e exposição de materiais de diferentes fontes de informação.

*Desenvolvimento de atividades em que seja priorizada a participação dos pais e comunidade local.

*Mapeamento do entorno escolar a fim de direcionar o olhar do educando para a percepção da realidade ou identificar espaços e tempos, na comunidade, em que a participação dos jovens é promovida ou tolhida.


CULMINÂNCIA

Dia:22/05/2010

Local:Centro Comunitário

Horário:08:h

Atividades:

*Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos

*Apresentação do grupo jovem da Pastoral da Juventide


AVALIAÇÃO


De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais a avaliação deve constituir em situações de aprendizagem em que o aluno pode verificar o que aprendeu, retrabalhar os conteúdos, assim como o professor pode avaliar como ensinou e o que seus alunos aprenderam. Dessa forma podemos destacar três momentos essenciais, a saber:

-Avaliação diagnóstica: momento necessário para que se tenha um conhecimento do que o aluno já sabe.

-Avaliação realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos.

-Avaliação ao término das atividades através de fichas em que o aluno se auto-avalia e avalia o professor, ocorrendo o mesmo deste para o aluno, podendo ainda ocorrer a avaliação através de debates, pesquisas, apresentação de trabalhos, etc.

-Avaliação realizada ao final da unidade através de testes e provas.


RECURSOS

Os recursos se constituem como verdadeiros auxiliares para dinamização das aulas que devem ser planejados de acordo com o material disponível na escola ou trazidos pelo professor e alunos dentro da realidade a qual cada um dos envolvidos dispõe. Dessa forma podem ser citados os seguintes recursos:

*quadro branco, piloto, tinta guache, pincel, lápis de cor, cartazes, papel madeira branco, folhas de ofício, computadores, livros didáticos, livros diversos, caderno do aluno, gravuras, revistas, máquina fotográfica, mídia para CDs e DVDs, aparelho de DVD, TV pendriv, pendriv.

REFERÊNCIAS:


BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília

______.História e Geografia

______.Ciências Naturais

______. Educação Física

______. Arte

______.Meio Ambiente e Saúde







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