quarta-feira, 8 de setembro de 2010

TEATRO NA ESCOLA




Compreendemos que a arte cênica deve estar presente nas escolas por toda sua importância e capacidade de transformação do indíviduo em seus diversos aspectos. Através da representação, não é exagero afirmar,  o homem é capaz de encontrar-se consigo mesmo e a partir desse encontro aprofundar seu modo de ser, de se relacionar com os  outros e saber atuar nos diversos momentos que lhes são apresentados.Para corroborar com esta afirmação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nos diz que "dramatizar não é somente uma realização de necessidade individual na interação simbólica com a realidade, proporcionando condições para um crescimento pessoal, mas uma atividade coletiva em que a expressão individual é acolhida"(1997, p.83).


É com este penasamento que nossa escola não exitou em receber o grupo de teatro CIA CIRSENSE DE TEATRO E DANÇA FILHOS DO SOL para realização de uma oficina com 8h de duração, tendo como oficineiros Diego Correia, Maria Joseane, Israel Santana, Adriana Purificação , Rogério e Dominícia Oliveira. A realização desta oficina procurou desenvolver o Projeto Interação Conclusiva tendo como tema gerador - União, Respeito e Cidadania.




JUSTIFICATIVA: A visão do projeto Interação Conclusiva foi a de estabelecer união entre os alunos e fazer com que os mesmos respeitem as diferenças de etnias, gêneros e personalidades.
Com a utilização de recursos como bexigas, copos descsrtáveis, bastões, pedaços de tecido, cartolinas, piloto foram realizados diversos jogos teatrais interativos e lúdicos,dentre eles estão: apresentação exagerada, interação no cartaz, corpo sensível e dinâmico (aquecimento e alongamento),mão boba, cuide do que é seu,pega o rabo do burro e muitas outras.


A avaliação que fazemos desta oficina é a de que foi de grande importância para os alunos, pois constatamos um avanço significativo, durante o decorrer das atividades. De início os alunos mostraram-se resistentes, sem querer participar, mas aos poucos foram gostando e passaram a interagir com os oficineiros e colegas. E o mais importante é que o grupo de teatro mencionado é formado por jovens os quais moram no bairro Duda Macário, local onde está localizada nossa escola.Como nos orienta os PCN, "a escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade"(1973, p.84) . Desta forma contribuimos para que haja um estreitamento no relacionamento entre os jovens da comunidade e os jovens da escola, lembrando que alguns deles já estudaram no mesmo estabelecimento e agora voltam com outa condição, com outra postura, servindo de exemplo para os nossos estudantes.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário