"A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas."(PCN-ARTE.1997,p.19)
Observando os trabalhos artísticos dos alunos constatamos que o fragmento acima vem confirmar todas as espectativas, habilidades, experiências, enfim, transformações que são adquiridas com a prática da arte.
Deixar que os alunos realizem seus desenhos e pinturas livremente nos revela o quanto estes aprendizes da arte mantêm uma estreita relação com os elementos da natureza. Desde os tempos mais remotos o homem procurou representar a natureza imprimindo seus desenhos nas paredes das cavernas.Dentre tantos outros haviam desenhos de animais e cenas de caça como podemos observar ao lado:
Da mesma forma os alunos demonstram uma conscientização bastante significativa em relação ao que vem sendo feito contra a natureza e ao mesmo tempo é capaz de representá-la de forma alegre tanto os
elementos que fazem parte de seu cotidiano como elementos mais distantes.
Nas aulas de Ciências e Meio Ambiente o tema da poluição ambiental vem sendo bastante discutido e isso tem refletido nos trabalhos dos estudantes, demonstrando que estes estão despertando uma consciência quanto aos malefícios causados pelos homens.
O questionamento apresentado no desenho abaixo nos dá a ideia da angústia a qual aflige a todos e das incertezas pelas quais passamos diante das cenas que nos chegam através da TV, das revistas e jornais.
Diante de todas angústias e incertezas é possível notar uma alegria e um prazer em reproduzir imagens que nos contagiam pela combinação de cores e traçados incertos que juntos dão harmonia ao conjunto do trabalho. A casinha não é branca, mas s grandiosidade da simplicidade nos remete a canção Casinha Branca de Gilsom, principalmente nos versos onde ele diz:
"Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer"
Os pontinhos empregados no desenho abaixo acrescenta um toque diferente ao terabalho, tornando-o mais gracioso.Não chega a ser exatamente empregado a técnica do pontilhismo, arte saida do movimento impressionista e que consiste em empregar pequenas manchas ou pontos cujas cores justapostas provocam uma mistura ópitica em quem observa, mas o emprego deste pontos sugere a representação de pingos de chuva coloridos.
Algumas crianças brincando de pipa, outras admirando as flores, a mãe pegando o filho no colo. São cenas que nos remontam a um tempo passado, mas que ainda é possivel de acontecer, pois ainda fazem parte do imaginário dos jovens.A combinação de pintura com colagem imprimiram mais realidade a cena e o tamanho das gravuras das crianças e dos adultos dão ideia de um tempo distante, mas possível de se tornar realidade.
Na atualidade em que vivemos, onde nos chegam cada vez mais notícias de lugares distantes, hoje torna-se essencial que se procure retratar a realidade a qual pertencemos. O setão que muitas vezes foi visto de forma discriminada e serviu aos interesses de uma classe pouco comprometida com as reais necessidades de uma grande parte da população pertencente a esta região, nas pinturas abaixo é retratado de forma majestosa com cores vibrantes, mostrando a outra face de nossa realidade.
"O Mundo em Harmonia" talvez tenha sido este o desejo de Gonçalves Dias ao escrever "Canção do Exílio". Viver em um mundo de harmonia, só possível entre as palmeiras onde canta o sabiá.
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá."
Tranquilidade é o título da pintura abaixo que por si só já tansmite todos pos sentimentos bons capazes de grandes transformações.
Registrar as atividades dos alunos significa poder retomá-las sempre que necessário e a partir destas desenvolver outras atividades.Assim, estas pinturas constituem-se como ótimos recursos para produções testuais e tantas outras de acordo com a criatividade do professor.
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS PELOS BELÍSSIMOS TRABALHOS!!!