Ao realizar pesquisas sobre o reisado tomamos conhecimento de que é uma dança de origem Hibérica que se instalou em Sergipe. Era dançado geralmente às vésperas do dia de Reis (6 de janeiro), em comemoração ao nascimento de Jesus e em honra aos Reis Magos, estendendo-se até fevereiro para a prética ritual do enterro do boi.(http://emefac.vilabol.uol.com.br/reisado.htm).
Nas disciplinas de Identidade e Cultura, História e Geografia com as respectivas professoras Antony Silva, Conceição e Maria Oliveira foi desenvolvido um trabalho sobre esta manifestação, também realizada em nossa cidade (Euclides da Cunha). Em Identidade e Cultura o estudo se deu a partir da História relatada pelo escritor José Aras em seu livro "No Sertão do Conselheiro". O mencionado autor nos conta que os ternos de reis na Vila do Cumbe,como era chamada nossa cidade,organizavam-se com o concurso de moças e rapazes, que se exibiam nas ruas e às portas das residências, onde eran recebidos pelos proprietários, com licores, doces e outras iguarias. Ele prossegue dizendo que os cantos do século XIX começavam assim:
"Bendito e Louvado seja Foi aparcido em Roma
Ao Menino-Deus nascido Revestido de um altar
Que no ventre de Maria Com o cálice Bento na mão
Nove meses foi escondido, Missa nova veio cantar".
No entanto o autor nos conta que os Reisados mais frequentes eram aqueles que não necessitavam de muitos gastos, sendo acessível a todos.Suas apresentações aconteciam através de visitas às casas onde tivessem lapinha e assim prosseguiam com muita animação ao som das charangas improvisadas.
Havia diversas músicas, mas a tradicionalmente tocada é a que se segue abaixo como podemos ler "No Sertão do Conselheiro" ( p.339):
Maria vai ver quem é- Bis
São os cantadores de Reis - Bis
São José foi quem mandou
Neste dia de alegria
Mas,depois de tanto tempo
São José também chorou.
Quando viu seu filho morto
Pregado numa cruz com tanta dor,
Abramos a porta, queremos entrar
E não duvidamos de não demorar.
Abramos a porta, queremos entrar
Estamos aqui para os Reis saudar.
Com muita alegria viemos cantar
E nos acompanhe para nos alegrar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário